Vereadora Eniedes Costa busca melhorias para educação e saúde dos quilombolas de Cândido Mendes
A vereadora Eniedes Costa e seu assessor Ewerton Costa, estiveram na capital do estado, mantendo diálogos com autoridades, objetivando melhorias para a educação e saúde do povo quilombola de Cândido Mendes.
Para além de tratar importantes pautas junto à Secretaria de Estado da Educação, também foram recepicionados na Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial, por Gerson Pinheiro de Souza, que explicou sobre sua missão de implantar políticas estruturantes, objetivando promover a igualdade racial no Estado do Maranhão, proporcionando às populações negra, cigana e indígena, etnias historicamente excluídas, o acesso a cidadania e às políticas públicas.
A vereadora por sua vez, relatou sua ligação com a classe quilombola do seu município, que abrange os povoados Bom Jesus, São José do Português e Santa Isabel, as quais, tem solicitado a mesma, suporte e auxílio no alcance de melhorias. Entre as pautas para futuros benefícios, estão educação e saúde dos quilombos.
Educação
Abrange olhares para uma Escola quilombola (a ser implantada na região rural). Escolas quilombolas são aquelas localizadas em território quilombola, e este se caracteriza como espaço remanescente dos quilombos. A Educação Escolar Quilombola compreende a educação praticada nas escolas quilombolas e nas escolas que atendem estudantes oriundos de territórios quilombolas.
Saúde
O Estatuto das diretrizes previstos na Política Estadual de Saúde Integral da População Negra do Maranhão, tem como base o Sistema Único de Saúde (SUS). E nesse momento, o intuito é construír diálogo entre as autoridades e os quilombos, gerando oportunidade e igualdade da atenção à saúde; gerando cuidados determinantes às condições de saúde, com vistas à promoção de projetos que os beneficiem.
A vereadora disse que o encontro firmado com o Secretário Gerson terá um resultado positivo, pois obteve um bom entendimento dos passos a serem seguidos para estabelecer boas relações entre Estado, município e comunidade quilombola e finalizou: “É muito importante pactuar com o Estado a responsabilidade e a efetivação dessas políticas públicas para o desenvolvimento das comunidades quilombolas em um momento de dificuldades financeira, na esperança de que iremos colher bons frutos.
Comentários
Postar um comentário